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sexta-feira, 26 de abril de 2013

Avião


Santos Dumont

O inventor brasileiro Alberto Santos Dumont criou o primeiro avião do mundo capaz de realizar um voo completo, incluindo decolagem, permanência no ar e pouso, sem a necessidade de uma rampa para lançamento.
Chamado 14 Bis, o avião também ficou conhecido em francês como ‘Oiseau de Proie’, que significa ‘Ave de Rapina’. A demonstração de Santos Dumont, considerado ‘Pai da aviação’, aconteceu em 12 de novembro de 1906, em Paris, na França.
Santos Dumont nasceu em 20 de julho de 1873 na cidade de Palmira – MG. Desde criança a tecnologia o fascinava. Ainda menino, começou a construir pipas e pequenos aeroplanos movidos por uma hélice acionada por molas de borracha torcida.
Residindo na França desde os 17 anos, estudou Ciências e viajou por diversos países da Europa. Um verdadeiro gênio da aviação, ele dedicou sua vida a criar máquinas voadoras, projetando, construindo e pilotando diversos dirigíveis, aeroplanos e ultraleves.
Em 1900, o inventor já havia criado nove balões, com dois que se tornaram famosos: o Brazil, inflado a hidrogênio e estreado em 04 de julho de 1898 e o Amérique, que em 13 de junho de 1899 obteve o quarto lugar em um torneio aéreo, destinado ao balonista que pousasse mais distante do ponto de partida.
Referencia da pesquisa: Wikipedia

Os Irmãos Wright

Os Irmãos Wright, Orville Wright (Dayton, 19 de agosto de 1871 — Dayton, 30 de janeiro de 1948) e Wilbur Wright (Millville,16 de abril de 1867 — Dayton, 30 de maio de 1912).
O voo do Flyer 1 é reconhecido nos Estados Unidos e pela Fédération Aéronautique Internationale como o primeiro de um aparelho voador controlado, "mais pesado que o ar".
Apesar do reconhecimento, há polêmicas quanto a ser o vôo do Flyer 1, o primeiro controlado, mas diferente de outros engenhos anteriores ao Flyer 1, que também foram controlados, não houve auxilio mecânico na decolagem. A aeronave não se elevou ao ar por meios próprios, isto é, com auxílio de equipamento de lançamento como rampa e trilho.1 O mesmo vôo foi efetuado em condições de limitação do percurso, com a distância de vôo só alcançada em conformidade com a potência de lançamento da máquina auxiliar. O vôo ocorreu com a presença de testemunhas , como o presidente do banco da cidade e alguns funcionários públicos, caracterizando portanto um evento com credibilidade pública, quase semelhante ao vôo do 14-Bis de Santos Dumont, em que especialistas, jornalistas e milhares de pessoas presenciaram o fato.
Um aparelho voador mais pesado que o ar foi inventado pelo francês Clément Ader em 1890. No entanto, não permitia controlar a direção do vôo.
Era uma época em que vários inventores de diversos países estavam tentando criar a primeira aeronave mais pesada do que o ar capaz de voar com sucesso. Os Irmãos Wright não queriam derramar informações ao seu principal rival Samuel Pierpont Langley, o então secretário do Instituto Smithsonian.
Eles cresceram em Dayton, Ohio, onde abriram em 1882 uma companhia de manutenção, design e fabricação de bicicletas (aWright Cycle Company), operando a companhia até 1909.
Referencia da pesquisa: Wikipedia

Os Irmãos Wright VS. Santos Dumont

Na Folha de S. Paulo, já fez uma publicação em seu site falando sobre esse tal “duelo”. Nessa reportagem, eles deixam claro que o avião em si, não possui um único criado, mas que todos merecem um mérito. Mas, se formos observar as datas os primeiros seriam os irmãos Wright, que teriam feito em 17 de dezembro de 1903, sem testemunhas. E eles “comprovam” isso em 1908, agora com testemunhas, e que todos realmente observaram que eles não poderiam voar de tal modo sem ao menos ter feito essa experiência antes. Mas todos sabem que Santos Dumont é mais conhecido, pois, alem do 14-bis ter ido ao ar com testemunhas, todos dizem que Santos Dumont fez mais pela aviação, diferente dos irmão Wright.  

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